Daniel Bonato

o que é mlp e mvp

O que é MVP e MLP

No vídeo explico a diferença entre Produto Mínimo Viável (MVP) e Produto Mínimo Amável (MLP).

 

 


Você sabe o que é MVP?

MVP é uma sigla que vem do inglês e quer dizer Minimum Viable Product ou, traduzindo, Mínimo Mínimo Viável.

Na prática quer dizer: É o conjunto de funcionalidades mínimas de um produto, que juntas tornam possível colocá-lo produção. Assim, é possível testar se o produto tem propensão ao sucesso ou não. Caso não, nós não perdemos tempo e dinheiro desenvolvendo o produto inteiro para validar o mercado. Por outro lado, se o produto tiver propensão ao sucesso, já podemos ganhar dinheiro com ele apenas com as funcionalidade básicas, enquanto desenvolvemos as demais funcionalidades. Isso funciona bastante para uma startup que pretende se lançar ao mercado ou fazer um pitch para investidores.

Por outro lado, quando falamos mínimo viável é um pouco mais complicado. Pensa você adquirindo algo e ficando apenas com o mínimo viável, é um pouco frutrante embora algumas vezes funcional. Vou dar um exemplo bem prático: Não é frustrante acessar um site pelo celular e ter que ficar dando zoom para ajustar o conteúdo a tela? Pois é, esse é um dos pontos que eu queria levantar para entrar no MLP.

MLP significa Minimum Lovable Product ou Mínimo Produto Amável. Que significa, ainda com recursos mínimos, trabalharmos o conforto do usuário ao utilizar um serviço ou ferramenta, de modo que cative quem está usando. Vamos pensar naquele site que você fica dando zoom para ajustar o conteúdo, no MLP isso não ocorre. Porque, mesmo estando em uma fase inicial, o projeto, se preocupa com o conforto do usuário desde o início e isso pode fazer a diferença na quantidade de pessoas que retornam ao seu site após o primeiro acesso.

Fazendo uma comparação entre uma MVP e MLP eles são basicamente a mesma coisa, mas temos aquilo que faz os consumidores te amar e não apenas te tolerar. Viu só a diferença? Comecem hoje a praticar o MLP em seus projetos e sinta a diferença.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *.

*
*
You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>